Livro de Registro de Cliente
Ao se estabelecer em seu espaço de trabalho, é importante que você seja organizado (a) e faça um atendimento impecável. O Mestre ou o Praticante que trabalha como Terapeuta Reiki, precisa ter:
– Livro de registro dos clientes. Neste livro ou caderno você anota, depois que o cliente sai, os assuntos tratados, as reações do cliente durante o atendimento, as palavras-chaves utilizadas pelo cliente e o próximo passo a ser dado na consulta seguinte. Este livro ou caderno deve ser confidencial e só você deve ter acesso. A confidencialidade do consultório é inviolável. Lembre-se que você precisa trabalhar dentro das limitações da sua graduação, isto é, só use a palavra psicoterapia se você tem outra especialidade fora Reiki.
– Você pode ter um outro caderno para funcionar como agenda.
Papel descartável para forrar a maca
É fundamental que você tenha uma maca no seu espaço de trabalho. Nela você faz o atendimento com o cliente sentado ou deitado. Não é produtivo forrar a maca com toalha de tecido porque você precisa ter muitas e lavar a cada tratamento. O ideal é ter o rolo de papel descartado que se vende nas casas especializadas em material hospitalar. Não é caro e é descartável.
Lenço descartável de papel
É muito comum o cliente de Reiki chorar enquanto recebe um tratamento. É preciso deixar o cliente chorar. Então, ofereça os lenços de papel descartável quando for necessário, sem perfume.
Sabão líquido para lavar as mãos
O seu espaço de trabalho deve ter um banheiro limpo e de fácil acesso ao cliente. As toalhas precisam ser de papel descartável e o sabão deve ser um sabão líquido. O sabão em barra pode provocar contaminação. O ideal é um sabão líquido neutro para não oferecer perigo aos clientes alérgicos.
Se você também trabalha como Terapeuta Floral
Se além de Reikiano você é Terapeuta Floral, estabeleça um acordó com uma farmácia de manipulação para que você encaminhe seus clientes a essa farmácia. Nesse acordo você estabelece que você mesmo (a) manda e-mail para a farmácia com a lista de florais recomendados ao cliente. Ao cliente você entrega o endereço e telefone da farmácia para que a pessoa vá buscar os florais quando estiverem prontos. No e-mail você identifica no assunto assim: Cliente de florais fulado de tal. Dentro do texto você discrimina nome, telefone de contato do cliente e a lista de florais recomendados. Antes do cliente sair do consultório você já explica o sistema de trabalho e a forma de tomar as gotas de florais. Lembre-se que a terminología para Terapeuta Floral é: cliente e sugestão de florais. Esta Associação não recomenda a manipulação de florais pelo terapeuta, em consultório.
Cobre pelo seu trabalho
Se você trabalha em consultório ou em qualquer outro lugar, deve cobrar pelos seus serviços. Lembre-se que o Reikiano cobra pelo seu tempo, trabalho e dedicação. Não cobra pela energia, que é gratuita, do Universo. Há muitas experiências negativas de profissionais que resolveram abrir vagas para o atendimento gratuito em consultório.
As pessoas acabam não comparecendo e atrapalhando a agenda de atendimento do profissional. Se você quer trabalhar gratuitamente, seja voluntário em um hospital público ou na rede pública de saúde. Veja outras informações sobre o voluntariado neste site.
REIKIANO PRECISA SER ORGANIZADO
Fonte: http://ametereiki.com.br/dicas-para-o-trabalho-em-consultorio/