Todos nós, de alguma forma, temos ou já tivemos alguma ligação com alguém que domina ou dominava a arte da cura através das ervas: uma vizinha benzedeira, uma avó que sabia o chá certo para cada problema de saúde. A sabedoria e o conhecimento das ervas é ancestral. Há muitos e muitos séculos o ser humano descobriu que as plantas são capazes de curar e, desde então, esse conhecimento vem passando de geração a geração.
Infelizmente, nem sempre as coisas foram tranquilas para quem detém o conhecimento do poder curador das plantas, pois, na Idade Média, por exemplo, muitas mulheres e homens que dominavam essa ciência foram assassinados sob a acusação de prática de feitiçaria.
Mesmo com toda a dura perseguição imposta aos curadores na Idade Média, o conhecimento foi preservado e passado adiante, evoluindo e abrangendo um número de pessoas cada vez maior. Pesquisas feitas em universidades nos trouxeram vários tipos de novos medicamentos cujas bases são as plantas, e a cada dia, novas pesquisas vão comprovando o poder curador das ervas, criando e descobrindo outros tantos fármacos, confirmando o que nossos ancestrais já sabiam muito bem e nos dando a possibilidade de usufruir de todos esses benefícios.
Aqui cabe uma observação: mesmo sendo terapeutas e buscando a cura através dos meios mais naturais possíveis, jamais negligenciamos ou desmerecemos o valor da medicina tradicional e a ela também recorremos quando há necessidade. Entretanto, nosso maior foco está no equilíbrio e reposição das nossas energias para que a doença nem chegue perto ou, caso chegue, que seja curada o mais rápido possível, para que evitemos ao máximo os medicamentos sintéticos. Através das terapias energéticas, da homeopatia, da fitoterapia, da sabedoria das curandeiras e curandeiros, do passado e do presente, com seus chás, banhos, benzimentos etc, buscamos manter nosso corpo fortalecido o tanto quanto for possível.
Nos últimos vinte anos, mais ou menos, muitas terapias e tratamentos novos nos têm sido dados pelos Seres de Luz. Um deles é a Fitoenergética, canalizada pelo terapeuta Bruno Gimenes, que tem formação em química industrial e vasta experiência nessa área.
A Fitoenergética utiliza a energia das ervas para nos curar, equilibrar, harmonizar. É diferente da fitoterapia, pois esta utiliza a parte química das plantas. A fitoenergia, ou energia das plantas, é uma área ainda pouco conhecida pela grande maioria das pessoas.
Vou dar dois exemplos: toma-se chá de camomila para acalmar, mas não se sabe que essa planta tem o poder fitoenergético de eliminar mágoas, ódio, raiva, ajuda a perdoar a ter esperança; que ela também elimina o medo, a descrença e o estresse emocional e aí sim, acalma e relaxa quando a pessoa está nervosa e/ou hiperativa. Já o louro é um excelente tempero, deixando o feijão com um gosto magnífico, mas saibam que esse mesmo louro tem o poder de nos dar maior conexão com a espiritualidade e também afastar obsessores e assim por diante. Ele conduz a força Divina até nosso mundo físico. Caso você se sinta um pouco “perturbado”, ferva sete folhas de louro em 1 litro de água, deixe esfriar e, após seu banho normal, jogue esse banho da cabeça aos pés. É bom que seja feito à noite, antes de ir dormir.
Ao todo, são 118 plantas catalogadas e que nos ajudam a viver melhor através da fitoenergia. Dentre todas essas plantas, pelas quais nutro um profundo amor, há uma que é minha “queridinha”: o capim-limão. Essa planta também é conhecida por: capim-santo, capim-cidreira, erva-príncipe e seu nome científico é Cymbopogon citratus (grave esse nome para comprar a planta certa!). Nasce em forma de moitas e seu país de origem é a Índia, onde ela é utilizada na medicina ayurveda.
É simplesmente fantástica a capacidade curativa desse vegetal. Tradicionalmente sabemos que essa erva tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antimicrobianas, antifúngicas, antioxidantes e antissépticas. Também possui vitaminas, minerais e óleos essenciais. Ajuda a controlar o colesterol e a pressão arterial, prevenir o câncer, fortalecer o sistema imunológico, fortalecer as células, estimular o corpo a eliminar impurezas e combater radicais livres. Previne a anemia, trata insônia, alivia a dor. Auxilia o sistema nervoso e ajuda em distúrbios respiratórios e estomacais. E tem mais: está sendo testada para tratamento de diabetes, câncer e emagrecimento. Também é usado em aromaterapia para a redução da ansiedade e da fadiga.
Creio que, se pesquisarmos mais, encontraremos mais alguns benefícios dessa erva tão maravilhosa! Costumo tomar uma xícara quase todas as noites, antes de dormir e recomendo aos meus clientes sempre que eles relatam insônia e perturbações mentais noturnas. E recomendo a todos que façam a experiência, pois esse chá é maravilhoso. Ele proporciona um sono profundo e revigorante.
Na Fitoenergética, o Bruno Gimenes descobriu que o capim-limão é eficaz para: eliminar pesadelos, insônia e perturbações do sono. Ele proporciona um sono energizante, vitalizador. Ela também tem o poder de limpar estados obsessivos, gerar harmonia e eliminar a ansiedade, a irritação mental e o nervosismo.
Sempre recomendo aos meus clientes que tomem uma xícara de chá de capim-limão antes de irem dormir. É importante que o chá seja tomado de forma ritual. Não significa que se não houver o ritual ele não vá funcionar, vai sim, mas, com ritual seus efeitos são potencializados!
O ritual é simples: segure a xícara com as duas mãos e faça uma oração de sua preferência (Pai Nosso, Ave Maria, ou uma oração sua mesmo, do seu coração); agradeça ao Criador pelas dádivas da natureza e pelo chá que você vai beber; agradeça ao próprio chá por sua existência e benefícios que ele irá te proporcionar; imagine saindo do seu coração uma luz verde e do meio de sua testa, uma luz prata. Essas duas luzes piscam alternadamente na xícara; faça isso por 30 segundos no máximo e beba seu chá. Isso tudo não levará nem um minuto para ser feito e nem precisa ser falado, pois pode ser “imaginado”. O importante é colocar esse sentimento de gratidão no chá. E você pode fazer esse ritual com qualquer outro chá que você for beber. Simples assim!
Em breve estarei atendendo com essa terapia, a Fitoenergética, que inclui um jogo de tarô específico: o Tarô da Fitoenergética. Avisarei assim que eu começar; no momento, estou estudando e testando com algumas pessoas.
Um grande abraço!
Namastê!
Artigo publicado no jornal online Sulacap News, em 15/05/2019 –
https://www.sulacapnews.com.br/single-post/2019/05/15/HOL%C3%8DSTICOnews-Energia-das-plantas-cura-e-equil%C3%ADbrio?fbclid=IwAR3tVk_xsLYn-oWFg7edWkpLrxU-LKuQutnLL3QIectF9AgSxcMyILE4z4U