Hoje vamos aprender um pouco sobre o nosso 6º Chakra, que situa-se em nossa testa, entre as sobrancelhas, e também é conhecido como “terceiro olho”, devido aos seus atributos extrassensoriais, que comentaremos ao longo deste artigo.
Seu nome em sânscrito é “Ajna”, que significa “centro de comando” e sua cor é o azul índigo. Está relacionado à glândula hipófise (ou pituitária), aos olhos e ao nariz, sendo também o responsável pelo controle dos demais chakras e pelo envio de todos os comandos ao corpo.
Esse Chakra também é responsável pelo lobo frontal, a parte do nosso cérebro que é responsável pelo processamento das informações, em especial aquelas que têm funções executivas. Devido a esse fato, a energia emanada por ele exerce influência direta sobre nosso raciocínio, sobre nossa capacidade de aprender, pela absorção de informações e sobre a intuição.
Quando nossa intuição (também chamada de sexto sentido, ou “feeling”, que significa “sensação”, em inglês) está aguçada, em perfeito funcionamento, sentimos maior segurança quando precisamos tomar decisões ou avaliar determinadas situações do dia a dia.
Estando saudável, em equilíbrio, o Chakra Frontal adquire o poder de clarividência e expansão da consciência. Podemos sentir quando ele está em atividade através de uma vibração ou sensação de calor na testa.
Entretanto, estando em desequilíbrio, que são causados por excessos de pensamentos, falta de foco, desorganização, excesso de ideias acumuladas e não postas em prática, ou seja, uma verdadeira congestão mental, a pessoa pode apresentar: dores de cabeça, crises de pânico, sinusite e, em casos extremos, até problemas mentais.
Vamos listar abaixo os efeitos positivos e negativos do equilíbrio e desequilíbrio, respectivamente, do Chakra Frontal.
A) Estando equilibrado, os efeitos sentidos são os seguintes:
– Poder de decisão e segurança ao tomá-las;
– Intuição aguçada;
– Clareza nas ideias e pensamentos;
– Criatividade em alta;
– Facilidade no aprendizado;
– Clarividência despertada;
– Visão interior expandida;
– Raciocínio aguçado;
– Liderança natural.
B) Estando desequilibrado, os efeitos que podem surgir são os seguintes:
– Sinusites;
– Dores de cabeça;
– Crises de pânico;
– Vícios em drogas (legais e/ou ilegais);
– Indecisão
– Insegurança;
– Fanatismo (por algo ou por alguém);
– Instabilidade em geral;
– Estado mental e emocional fragilizados;
– Doenças mentais em casos extremos.
Dicas de como equilibrar e harmonizar o 6º Chakra:
– Terapia Holística, especialmente o Reiki;
– Ouvir músicas: clássicas, orientais, new age, vibracionais (em 852 ou 963 hertz);
– Meditação (pode ser guiada), para acalmar a mente e elevar os pensamentos;
– Sentar-se um pouco (o quanto for confortável), sob o sol do amanhecer ou entardecer;
– Criar o hábito de apreciar imagens, quadros, obras de arte, especialmente que tenham a cor azul índigo (pois esse Chakra também é “alimentado” positiva ou negativamente pelas imagens que vemos).
O Chakra Frontal, estando bem equilibrado e alinhado, é muito importante para vencermos os desafios cotidianos e da nossa evolução espiritual, pois, estando com a nossa intuição em perfeito funcionamento, saberemos tomar as decisões certas e evitaremos inúmeros contratempos, tendo mais liderança, firmeza, clareza nas ideias e escolhas.
Um grande abraço e até semana que vem, quando teremos o estudo do sétimo Chakra.
Namastê!