“Qual é o teu signo?” Todos ouvimos frequentemente essa pergunta, não é mesmo? A Astrologia é uma ciência muito antiga, ancestral. Para o Dr. Carl Gustav Jung, criador da psicologia analítica, ela era muito importante para o autoconhecimento.
Não sou astróloga, mas amo essa ciência e leio sobre ela há muitos anos, desde a adolescência. Como ela é muito conhecida, e é um campo de estudos muito vasto, vou usá-la como “pretexto” para que reflitamos sobre por que nascemos sob um determinado signo. Nossos signos não são aleatórios e não é por acaso que eu, por exemplo, tenha nascido sob o signo solar de Áries… Você já parou para pensar nisso?
Viemos a este mundo com a missão de evoluir, estamos aqui para nos tornar pessoas melhores, para aprender, para ensinar, para ajudar uns aos outros, para cuidar da Natureza. Infelizmente, nem todos têm essa consciência e, devido à nossa inclinação em dar atenção ao negativo, é muito comum que falemos sobre nossos defeitos relativos aos nossos signos até com certo “orgulho”.
Infelizmente, a maioria de nós, humanos, temos uma triste tendência em focar nas situações negativas da vida, sendo isso algo quase visceral. Entretanto, muitos não sabem e outros tantos se esquecem que, tudo nesse mundo tem duas polaridades: a negativa e a positiva, o Yin e o Yang e nós temos o livre-arbítrio para escolher qual caminho vamos seguir. Nós não estamos presos, tampouco sentenciados, quiçá obrigados a sermos pessoas rudes, encrenqueiras, “pavio curto”, “que não levam desaforo para casa”. Não, não somos obrigados a nada disso.
Vou exemplificar começando pelo meu próprio signo, que é o primeiro do Zodíaco: Áries. Arianos têm fama de brigões, baderneiros, impacientes, sem educação, egoístas, teimosos etc. Existe até um apelido para nós: “satanáries” (risos). E, infelizmente, a maioria dos arianos se deixa mesmo levar por esse lado sombrio de sua personalidade, dando até “inveja ao demônio”. Temos a tendência de “esquentar a cabeça” à toa e pior, “partir para a briga”!
Mas precisa mesmo ser assim? Minha resposta é: NÃO! Arianos não precisam ser concorrentes de Satã! Muito pelo contrário, com o autoconhecimento, treino, boa vontade, podemos nos tornar pessoas muito boas, criativas, pioneiras e até bastante pacientes, basta que queiramos, nos esforcemos, treinemos.
E o mesmo eu falo para todos os demais signos: cada um de nós, seres humanos, nascemos sob determinado signo para trabalharmos justamente os pontos fortes e fracos dos mesmos! Não se trata de uma sentença irrevogável, da qual não temos para onde fugir. Muito pelo contrário, cada um de nós pode potencializar os pontos fortes do nosso signo e fazer com que nossos pontos fracos vibrem, o máximo possível, na positividade. Perfeição, aqui nesse mundo, não alcançaremos, mas podemos sim, nos lapidar um pouco a cada dia e nos tornar pessoas muito melhores! Por exemplo: os arianos podem usar toda sua vitalidade, coragem, determinação, empreendedorismo, pioneirismo, em projetos criativos, que visem o crescimento não apenas pessoal, mas também da coletividade. Temos vigor e ousadia para isso! É custoso e dá trabalho, sim, mas vale a pena, principalmente pelas causas que listarei abaixo.
De uns vinte anos para cá, quem circula, de alguma forma, no mundo holístico/esotérico, já percebeu como tem crescido o número de terapias holísticas, das mais diversas formas, que nos vêm sendo reveladas pela espiritualidade. Isso tem um propósito: o mundo espiritual está nos dando cada vez mais chance de evoluir, de curar nossas doenças da alma, da mente, do corpo e do espírito para alcançarmos patamares nunca antes alcançados. Inúmeras formas de autoconhecimento têm chegado à população através da Internet e dos demais meios de comunicação.
Não há mais desculpas para nos mantermos inertes, nos vangloriando do lado sombrio da nossa personalidade. Hoje, por exemplo, sabemos que raiva guardada dentro de si por muitos anos, pode gerar câncer. E quem, em sã consciência, quer ter câncer? Ninguém quer ter câncer, mas muitos não querem nem saber de se livrar da raiva, do “pavio curto”, do orgulho… O amor incondicional clama por nossa atenção. O perdão está batendo às nossas portas. O autoconhecimento está cada vez mais acessível.
Para ajudar na tomada de consciência, vou listar, resumidamente, alguns pontos fortes e fracos de cada signo. Um bom exercício é analisar: onde já melhoramos, o que já superamos, onde precisamos melhorar mais um pouco… A escolha é de cada um, onde vamos querer vibrar: no negativo ou no positivo:
Áries: símbolo da audácia
Virtudes: objetividade, coragem, intuição, iniciativa, generosidade, lealdade, vigor
Defeitos: precipitação, falta de sutileza, teimosia, agressividade, intolerância, imprudência, egocentrismo
Touro: símbolo da produtividade
Virtudes: apego à família, lealdade, generosidade, confiança, dedicação, paciência
Defeitos: timidez, comodismo, teimosia, ciúme, autoritarismo, inflexibilidade, teimosia
Gêmeos: símbolo da inteligência
Virtudes: alegria e animação, inteligência, clareza e objetividade, comunicação
Defeitos: inconstância, distração, indecisão, inconsequência, ironia, não faz planos
Câncer: símbolo da imaginação
Virtudes: afeição, bom-senso, emotividade, gentileza, proteção, amor, sensibilidade
Defeitos: ilusão, dependência, carência, timidez, insegurança, manha, humor instável
Leão: símbolo da soberania
Virtudes: autoconfiança e caráter progressista, vivacidade, sinceridade, proteção
Defeitos: vaidade, extravagância, exibicionismo, egoísmo, autoritarismo, drama, competitividade, orgulho
Virgem: símbolo da assimilação
Virtudes: objetividade, segurança, generosidade, precisão e meticulosidade, equilíbrio, honestidade, zelo,
Defeitos: manipulação, fixação nas falhas, indecisão, nervosismo e dependência absoluta, frieza, obsessão, isolamento
Libra: símbolo da justiça
Virtudes: imparcialidade, mente equilibrada, refinamento, natureza artística, perfeição em casamentos e sociedades, diplomacia, companheirismo,
Defeitos: manipulação e dominação dos outros, superficialidade e falsidade, hesitação, preguiça, ilusão
Escorpião: símbolo da renovação
Virtudes: criatividade através da reconstrução, dedicação e lealdade nas relações de amizade, inspiração de fé, dedicação, intensidade
Defeitos: vampirismo psíquico, egoísmo total, tentativa de anular os outros, destrutividade total, mistério, agressividade, manipulação, vingança, ciúme, egocentrismo
Sagitário: símbolo da cultura
Virtudes: mente ampla, capacidade de ensinar e julgar, honestidade e coragem, generosidade, simpatia, otimismo
Defeitos: tendência ao exagero, inaptidão para ajustar o raciocínio à realidade, gula e constante insatisfação, arrogância, insensatez, superficialidade
Capricórnio: símbolo da realização
Virtudes: prudência, veracidade e lealdade, organização e execução, competência, lealdade, elegância, seriedade
Defeitos: exigência e despotismo, ambição insaciável, conservadorismo, autoritarismo, rigidez, avareza, ambição
Aquário: símbolo do progresso
Virtudes: tendência a viver comunitariamente, lealdade a uma causa ou ideal, busca de fraternidade, mente aberta, criatividade, bom caráter, verdade
Defeitos: fanatismo, tentativa de impor as suas ideias sobre os outros, frieza, indiferença e pouca simpatia humana, imprevisibilidade, rebeldia, distração, insensibilidade
Peixes: símbolo do humanismo
Virtudes: altruísmo em todos os sentidos, imaginação ampla, criação e inovação, fortes aspirações espirituais
Defeitos: potencialidade bloqueada, pouco sentido de individualidade, alucinação, manha, ciúme, drama, carência, ilusão, dependência, insegurança.
Existem muitas “ferramentas” que nos foram deixadas, e que nos tem sido dadas, para o autoconhecimento: a astrologia, os orixás (sim, desde que comecei a estudar os orixás, logo percebi que existe um paralelo, uma similaridade, entre eles e os signos do zodíaco), a astrologia chinesa, o tarô, dentre outros. Na área do desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, eu trabalho com a Numerologia Cabalística.
O Mapa Numerológico Cabalístico é uma poderosa ferramenta que nos ajuda a dar uma guinada de 180 graus na vida! Ele nos mostra todos os nossos pontos fracos, fortes, potencialidades, nos dá orientações para mudarmos padrões negativos e evoluirmos em todos os sentidos. Nos mostra cada fase da vida, nos dá as probabilidades de acontecimentos futuros, dando-nos a possibilidade de não cairmos em determinadas situações (ou amenizá-las), através de uma vida pautada na evolução espiritual.
Além da Numerologia Cabalística, também ajudo as pessoas em sua busca pelo desenvolvimento pessoal e cura (física, mental, emocional e espiritual), através das terapias holísticas, que podem e hão de contribuir muito para mudar o mundo!
Que tal começar 2018 com o pé direito? Cuide-se! “Conhece-te a ti mesmo”, já disse o filósofo há muito tempo atrás…
Josi̊ Sàldanha é Numeróloga Cabalista, formada pela ABNC – Academia Brasileira de Numerologia Cabalística, Terapeuta Psicopedagoga Holística, em várias especialidades, afiliada à ABRATH – Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos (CRTH-BR 2564), Pedagoga formada pela UERJ, Teóloga especialista em Ciências da Religião pela UNESA, Sacerdotisa há 15 anos, com dois livros publicados na área de Teologia.
Telefones Oi: 3357-7399 e 98464-4568
Whatsapp e celular Claro: 99232-4887
www.facebook.com/josisaldanhanumerologa
*Artigo publicado no Jornal Sulacap News, em 06/12/2017:
https://www.sulacapnews.com.br/single-post/2017/12/06/HOL%C3%8DSTICOnews-Qual-%C3%A9-o-teu-signo
Nossa , quanto aprendizado , conteúdo, orientação, sinceramente, que artigo maravilhoso !
Terapia Holística é cura pra todos os males, obrigada Josi Saldanha e Sulacapnews ❤